sexta-feira, 20 de março de 2009

Vamos falar de Ervas Aromáticas


Das muitas ervas que existem seleccionei algumas para podermos falar hoje.
Eu utilizo as ervas aromáticas para realçar o sabor de pratos de carne ,peixe ,saladas e sobremesas também as utilizo para decoraçoes.Desde já alerto para a utilização de algumas ervas .
Há duas bases de ervas na culinária que se utiliza para para aromatizar molhos e diverssos pratos.
São ales ,as fines herbes, e o raminho de cheiros.
Alem da utilização das ervas na culinária também podem ser utilizadas para libertar aromas em casa com diverssas finalidades . Outras das propriadades em que são utilizadas é na medicina , para confecãode chás, tambem se utiliza na cusmética para fazer infusões para tratamentos de limpezas de pele e outros fins.

Fines herbes: estagão,cerefólio, salsa.

Ramo de cheiros:Alho francês ,alecrim,tomilho,louro,salva,casca de limão,canela.

Cebolinho: os chineses chamam a esta erva a jóia entre os vegetais .Deve-se utilizar sempre fresco , dá um sabor divinal á comida
Utiliza-se em sopas,saládas,sanduiches, em manteigas compostas e decorações.
Esta erva pode-se utilizar á vontade já que é uma erva que serve para estimular o apetite e tambem ajuda afazer a digestão.

Aneto: ou Endro esta erva é conhecida por curar os soluços( diziam os gregos)
É uma erva com um gosto próprio muito condimentada . É utilizada em saládas,peixes especialmente o salmão, tambem se utiliza em raminhos frescos e fritos para decorações.

Estragão: Acreditava-se que o estragão curava as mordeduras de animais venenosos.
Há dois tipos de estragão o francês e o russo o mais usual na nossa cozinha é o francês, já que o russo tem um aroma amargo.É uma erva que deve ser utilizada com moderação já que tem um sabor muito acentuado.
Utiliza-se maioneses recheios para peixes tambem é muito bom para esfregar frangos antes de assar e é uma erva indispensável na confecção do já famoso malho bearnes. É uma erva que pertence ás fines herbes.

Quentros. Os chineses chegaram a acreditar que conferiam a imortalidade
Na Cozinha regional do Algarve é uma das ervas mais utilizadas, com um sabor incomparável é para mim um dos melhores aromáticos. Pode-se utilizar á vontade encontram-se á venda de duas maneiras, frescos e em sementes. As sementes utilizam-se em chutneys, caris e tartes, os frescos utilizam-se em saladas, molhos, sopas, açordas e guisados.

Salsa. Foi descoberta pelos Romanos.
È uma das ervas do famoso ramo de cheiros, existem dois tipos de salsa, a normal e a frisada, a salsa normal tem um sabor mais forte mas agradável, a salsa francesa tem um sabor mais suave mas também muito agradável. Na cozinha utiliza-se em saladas, sanduíches, maioneses e em molhos, quando é cozinhada deve-se acrescentar quase no fim.

Hortelã. É o símbolo da hospitalidade.
É uma erva com um cheiro inconfundível, cheiro suave e fresco, utiliza-se na cozinha em confecções de molhos xaropes, vinagre, saladas de frutas, no tempero de carnes, bolos de chocolate e em decorações.


Manjericão. Oriundo da Índia, os indianos escolheram esta erva para fazer sobre ela os juramentos em tribunal.
Há dois tipos de Manjericão, o verde e o de cor púrpura, o manjericão verde tem um aroma forte e ardente, mas fresco, o de cor púrpura, tem um aroma menos intenso. Na culinária utiliza-se em saladas e para aromatizar legumes e molho, é uma erva com um aroma muito forte, por isso deve-se utilizar com alguma moderação. As suas folhas frescas mantêm o aroma se forem conservadas em óleo ou vinagre.


Alecrim. Têm a fama de reforçar a memória .
É uma erva com um aroma muito forte serve para temperar carnes de borrego, porco, saladas, patês, e manteigas. Também em barbicus costuma-se juntar ao carvão para libertar um aroma muito agradável o qual se vai juntar ao sabor da carne. Também é bom para afastar os mosquitos.


Tomilho. É a erva que inspira os poetas, os soldados romanos banhavam-se em água com tomilho que lhes dava vigor. Há dois tipos de Tomilho, o normal e o de sabor a limão.
É uma erva que se deve utilizar com moderação pois o seu cheiro é extremamente intenso e penetrante. Serve par juntar a comidas cozinhadas em vinho, mariscos e caça, o tomilho com sabor a limão utiliza-se nos pratos, de peixe e Aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário