sexta-feira, 20 de março de 2009

Frutos


Cajú
O cajú, fruto do cajueiro, é composto por duas partes: o fruto propriamente dito que é a castanha, e o pseudofruto, que é a parte usualmente vendida como fruta. São conhecidas cerca de 20 variedades de cajú.
Qualidades- Para além de ser consumido ao natural pode ser preparado como sumo, em sorvetes, doces em calda, licores, vinhos, xaropes e vinagres.
A saber- O cajú pronto a ser consumido deve apresentar-se fresco. A casca deve ser de cor firme, sem manchas e sem estar pisada. Deve ser consumido no próprio dia da compra. Se se apresentar rijo pode-se conservar no frigorífico, no máximo, 2 dias.
Abacate
Por estranho que pareça o abacate, segundo os botânicos, é um legume. Os Maias e os Aztecas já o cultivavam denominando-o ahuakatl, significando “fruto maravilhoso”.
Qualidades- Um dos frutos mais calóricos, com 30% de gordura. Rico em vitaminas A,B.C e E, em proteínas e sais minerais.
A saber- Sabe-se o abacate está madura se este ceder à pressão do dedo. Depois de aberto deve ser regado com sumo de limão para que polpa não escureça.
Abacaxi
Muito semelhante ao ananás, contudo mais doce e de menores dimensões.
A saber- Em África fazem-se da sua casca bebidas fermentadas.
Abrunho-bravo
Mais pequeno do que a cereja, nasce no abrunheiro-bravo, um arbusto espinhoso.
Qualidades- Consome-se em geleia, compota, doce e licor.
A saber- Com as primeiras geadas o seu sabor, azedo, torna-se mais agradável.
Ameixa
As ameixeiras, de flor branca, já eram cultivadas no Cáucaso e junto ao mar Cáspio, séculos atrás. Consomem-se as ameixas frescas, de conserva ou secas, e em Portugal são famosas as ameixas secas de Elvas.
A saber- Frescos ou secos, devem preferir-se os frutos inteiros, pois os rachados têm tendência para fermentar.
Amora
Fruto do Verão, provém da amoreira e de algumas espécies de silvas.
Qualidades- Muito rica em vitaminas A, B e C, com um sabor ácido. As selvagens são mais aromáticas do que as de cultura.
A saber- Este fruto deve ser muito bem lavado antes de consumido.
Ananás
No nosso país o ananás é cultivado nos Açores, em estufas. Muito calor, humidade e água em abundância são condições base para o seu plantio. Para consumo ao natural os ananáses são colhidos ainda verdes.
A saber- O seu nome vem da palavra índia “nana neant”, significando “delicioso”.
Anona
Entre nós cultiva-se na Ilha da Madeira. A polpa, branca, é muito doce e tem inúmeros caroços brancos pretos.
Arando
Também conhecido por uva-do-monte, é uma baga adocicada de um arbusto selvagem. É pouco comercializado entre nós.
Banana
É cultivada desde a antiguidade, sendo originária do Sudeste Asiático. A banana foi introduzida nos países do Norte de África, por volta do ano 650 d.C. pelos Árabes, que que lhe deram o nome. Em árabe a palavra “banana” significa “dedo”.
Qualidades- Muito rica em vitaminas e em açúcar, com um extraordinário valor calórico. É de muito fácil digestão, sobretudo quando está madura.
Cereja
Existem inúmeras variedades de cerejas e de ginjas. São consumidas frescas e também em doces, compotas, bolos e sobremesas. Algumas bebidas alcoólicas são produzidas a partir da cereja e ginja.
A saber- As cerejeiras são plantadas em locais solarengos, enquanto as ginjeiras em locais sombrios e húmidos.
Coco
É o fruto do coqueiro. O líquido que se encontra no interior do fruto é muito refrescante. Depois de seca, a polpa é ralada e comercializada sob esta forma. A noz do coco entra em muitas confecções culinárias.
A saber- Para se avaliar a frescura do coco deve-se chocalhá-lo para verificar se contém líquido.
Dióspiro
O dióspiro lembra um tomate com as folhas verdes. Surge no mercado entre Novembro e Janeiro. A saber- Deve ser consumido bem maduro.
Figo
Tal como as tâmaras é dos frutos que se consomem há mais tempo. O nome do figo deriva, provavelmente, da palavra hebraica “feg”. É um fruto do Verão embora se encontrem figos secos durante todo o ano.
Qualidades- Contém vitaminas A, B e C, além de fósforo, cálcio e proteínas.
A saber- Fermentam muito facilmente, não devendo ser guardados durante muito tempo.
Figo-da-Índia
Estes cactos provenientes de regiões tropicais e sub-tropicais, dão frutos comestíveis. No nosso país os frutos amadurecem no Verão. É difícil encontra-los à venda.
A saber- É necessário ter algum cuidado na preparação dos frutos, uma vez que possuem bastantes espinhos.
Framboesa
Possui características idênticas ao morango, encontrando-se em estado selvagem ou em regime de cultura. Utiliza-se em geleias, doces e bolos.
A saber- É um fruto de Verão que deve ser consumido em perfeito estado.
Goiaba
Trata-se de um fruto tropical e sub-tropical. Consome-se fresca, em compota. O sumo de goiabada é muito apreciado.
Groselha
A groselha amadurece por alturas de Junho. Existem variedades amareladas, vermelhas e pretas. Raramente é consumida crua devido à sua pequena dimensão. Entra na confecção de inúmeros doces, geleias, bolos, xaropes e licores.
A saber- Os meses de Junho e Julho são a sua época por excelência.
Lichia
Fruto de origem chinesa com o caroço do tamanho de uma pequena ameixa. A casca é dura e a polpa comestível e ligeiramente fibrosa.
A saber- Vende-se em frasco ou em calda, embora já vá aparecendo sob a forma de fruto.
Marmelo
Embora se possa comer cru, normalmente é mais apreciado cozido, assado, ou confeccionado sob a forma de marmelada e geleia.
Qualidades- Pelo seu teor em pectina é muito utilizado para solidificar geleias de outros frutos.
Maçã
Entre as muitas variedades de maçãs as mais vulgares são a reineta, a camoesa, a reguengo, a galega, a de espelho, entre outras.
Qualidades- É altamente nutritiva,com elevada percentagem de vitaminas A, B e C e pela abundância de sais minerais.
A saber- Embora se encontre à venda ao longo de todo o ano, a época que lhe é própria situa-se entre Junho e Outubro. Devem escolher-se as maçãs de pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou zonas moles.
Manga
Na actualidade as principais mangueiras situam-se na Índia. Foram os navegadores portugueses que introduziram a manga na África Ocidental e no Brasil nos séculos XIV e XV. A manga pode ser consumida crua, como sobremesa, em doce, em calda ou em “chut”.
A saber- Os frutos estão maduros e bons para comer quando cedem à pressão do dedo e quando exalam um aroma intenso.
Medronho
Assemelha-se bastante ao morango. É consumido cru, em doce ou em geleia.
A saber- Com o suco do medronho prepara-se a aguardente de medronho.
Melão e melancia-
O melão e a melancia pertencem à família do pepino, da abóbora e da courgette.
Pensa-se que sejam originários de África. A melancia pode atingir os 15 kg de peso. É um fruto extraodinariamente refrescante, que, devido à extraordinária quantidade de água que contém (95%), deve ser servido frio.
O melão não chega a atingir as proporções da melancia. Temos ainda a melõa, uma sub-variedade do melão, mais pequena, mais redonda e mais doce.
Qualidades da melancia- Pouco calórica e muito rico em vitamina A.
A saber- Há 3 factores a ter em conta quando se compra um melão: o peso, o aroma e a flexibilidade que a casca apresenta nas extremidades.
Morango
Fruto que surge entre Abril e Setembro. Os que se comem ao longo de todo o ano são cultivados em estufa. Trata-se de um fruto muito delicado, pelo que deve ser consumido pouco tempo depois de colhido.
Os morangos selvagens, pequenos e perfumados, são praticamente desconhecidos entre nós.
A saber- Actualmente conhecem-se cerca de 1000 variedades de morangos.
Murtinho
Atinge o seu estado de maturação no final do Outono. Entre nós aparece no Centro e Sul do país.
Papaia
Também conhecida como mamão. A casca é amarelada, a polpa alaranjada e os caroços pequenos e pretos. Entre nós, a papaia é servida como sobremesa ou como entrada.
Qualidades- Fruto pouco calórico (100 gr possuem somente 29 calorias) e muito digestivo.
Pêra
Actualmente as peras são consumidas frescas, em calda ou em compota. É um fruto cultivado em quase todos os climas. Foi na antiga Grécia que se fizeram as primeiras enxertias da pereira.
Qualidades- A pêra é rica em sais minerais, é menos ácida que a maçã e é optima cozida como complemento de dietas.
A saber- Os antigos recorriam a um conjunto de evocações relacionadas com a pereira, por forma a afastar diversos males. Numa delas o doente tinha que andar à volta da pereira enquanto dizia: “Pereira minha, só te tenho a ti para me queixar. Três larvas apoquentam-me- uma é cinzenta, outra azul, e a terceira, vermelha. Faz que elas morram já”.
Pêssego, nectarina e alperce
São frutos tipicamente do Verão, por isso mesmo muito sensíveis, avessos ao frio.
Qualidades- O alperce, também conhecido por damasco, é muito nutritivo, embora possa causar alergias a pessoas sensíveis. Consome-se fresco ou em compota, sendo também utilizado para confeccionar licor.
O pêssego é consumido cru ou em calda. A saber- Devem comprar-se sem manchas e sem toques, pois a sua polpa é extremamente sensível.
Romã
É um fruto da Europa do Sul. Os bagos comem-se, normalmente, polvilhados com açúcar.
Tâmara
A tâmara faz parte da dieta básica no Norte de África pois tratasse de um fruto muito nutritivo e rico em açúcar.
Qualidades- A tâmara seca é mais doce do que a fresca. Nos países árabes faz-se uma bebida alcoólica, o arrak, com xarope de tâmara e vinho de tâmara com a seiva doce da tamareira.
Uva
Um fruto de bago que serve de base a uma das bebidas mais ligadas a todas as culturas: o vinho.
A videira selvagem já era conhecida na Idade do Gelo em toda a Europa e na Idade do Bronze já se cultivava na Grécia. Foram os Fenícios que dinfundiram a videira pelos países mediterrânicos.
Qualidades- A uva pode ser considerada o fruto mais completo. É rica em açúcar e vitaminas A, B, C, sais minerais e proteínas. A pele e as grainhas são excelentes para a digestão.
A saber- Para além de serem utilizadas na confecção de vinho, as uvas podem consumir-se frescas ou secas e são utilizadas como condimento em doces, compotas, bolos, pratos de carne e peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário